quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Memorial Augusto dos Anjos

O Museu foi criado em 2006 e instalado na casa onde morou a ama de leite de Augusto, um ambiente em que o poeta passou a infância e parte da fase adulta.
O memorial conta com painéis, videoteca, biblioteca com vários livros sobre a obra do poeta paraibano e edições do livro Eu, documentos e raridades.



Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no Engenho Pau d'Arco, hoje Sapé, Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. O pai ensinou-lhe as primeiras letras. Complementou sua formação básica no Liceu Paraibano e estudou Direito em Recife. Dedicou-se ao magistério e, no Rio de Janeiro, ensinou em várias instituições. Faleceu em 12 de novembro de 1914, aos 30 anos, em Leopoldina, Minas Gerais, onde era diretor de um grupo escolar. A causa de sua morte foi a pneumonia.

Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu. Após sua morte, seu amigo Órris Soares organizaria uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então não publicados pelo autor.


O Engenho Pau D'Arco onde nasceu Augusto dos Anjos foi absorvido pela Usina Santa Helena que veio, posteriormente, a falência. No local verem-se construções remanescentes e também escombros do engenho e da usina. O memorial Augusto dos Anjos, inaugurado no dia 11 de maio de 2006, foi instalado na antiga Casa da ama de leite Guilhermina. Foi restaurado com recursos do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos e é administrado conjuntamente pelo Governo do Estado e Prefeitura de Sapé.



Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu fazem parte do complexo arquitetônico pertencente à família de Augusto dos Anjos, passando posteriormente para a família Ribeiro Coutinho, que perdeu parte das terras em pendências judiciais e trabalhistas. Hoje, com exceção da sede do museu, da capela, da casa onde nasceu o poeta, do pé de tamarindo e do lago, tombados pelo patrimônio histórico e de propriedade da Prefeitura Municipal de Sapé, as terras pertencem ao Incra, que as cedeu para formação de assentamentos rurais.




Localização: Usina Santa Helena, Zona Rural, município de Sapé/PB, terra natal de Augusto, a cerca de 50 Km de João Pessoa.
Visitação de terça a domingo, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Fones: (83) 9998-6256 / 9135-5909.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.